Somos uma instituição filantrópica privada, que atende jovens e adultos com Cursos de Qualificação Profissional e Pré Vestibular, através de serviço voluntário. Conheça - nos melhor e adere a esta idéia: Solidariedade é vida! Elisabeth Alves Professora Voluntária de Cidadania

terça-feira, 5 de maio de 2009

Novas Atividades - 2009 - Cultura em Acústico




Estamos iniciando o Projeto Cultura em Acústico, que mistura MPB, Aulas de Cidadania e Teatro com Re - leituras de Clássicos da Literatura mundial.
http://cijguaianazes.spaces.live.com/blog/


Projeto Cultura em Acústico

O Projeto Cultura em Acústico consiste em atividades específicas de Cultura e engloba em um período de 2 horas ( de cada Apresentação ) em atividades como:
· Um Monologo Teatral - O Candidato - que fala sobre um Debate de Televisão as vésperas de uma eleição e onde se fala sobre cultura ou falta dela pr parte dos candidatos, que falam sobre diversas situações históricas e alguns pontos hipotéticos, de forma bem humorada - O Objetivo dets é fazer adeptos da Cultura Teatral, a partir da aceitação da população pelo humor - só que este não escrachado como a´população conhece. O ator é na verdade um aluno de Doutorado em Letra da USP, nascido e criado em Guaianases.
· Uma Leitura - feita pelo Professor Walter - de Literatura - que lê textos difernte da Literatura Universal - priorizando a Literatura Nacional - de forma representativa, mas sem ser teatral, embora apreenda a atenção do Público.
· Apresentação de Quadros Diversos pela Professora de Arte ------------------------ da
· Uma Aula de História e Cidadania - Pelo Professor ________________ professor de Cidadania, que aborda diversos direitos e deveres da Comunidade, conscientizando - os de forma clara, objetiva e com a leveza.
· Um apresentação de MPB em acústico - Músico e violão - Do Músico Amador - Elizeu Gomes - Morador de Guaianases - que se apresenta com a velha forma banqunho, voz e violão, mas dá uma roupagem divertida a clássicos da MPB e até algumas Canções Internacionais.
· Uma apresentação surpresa de artista que se enteressarem pela idéia do Projeto.

Objetivo do Projeto

O Projeto Cultura em Acústico tem por finalidade, promover a igualdade de oportunidades ao acesso às fontes de cultura e o pleno exercício dos direitos culturais pelo cidadão do bairro, valendo - se de sua proximidade e deverá ser apresentado em Clubes, Escolas, Associações e nos CEUs locais, mediante agendamento anterior.Contribuindo com a diminuiçao da distÂncia entre a sAtividades Culturais e as comunidades periféricas, neste primeiro passo, visa atender as comunidade de Guaianases - Guaianases, LAjeado e Cidade Tiradentes.

A proposta
A proposta é resgatar, através das atividades a que se propõe, a sensibilidade e desenvolver a segurança e continuidade dos valores culturais, despertando e ampliando o gosto pela arte e pela cultura que não são apenas entretenimento, mas também capazes de influenciar no desenvolvimento lógico-matemático, assim como no aumento da auto-estima e na formação cultural da sociedade.
O Projeto Cultura em Acústico pressupõe atenção com camadas da população menos assistidas ou excluídas do exercício de seus direitos culturais por sua condição social, etnia, deficiência, gênero, faixa etária, domicílio, ocupação, todos problemas enfrentado pela população local.


O Projeto Cultura em Acústico busca apresentar a População da Periferia, que há forma de Cultura Alternativa, baseando suas atividades em clássicos da Cultura Mundial, daí as apresentações de textos de vários autores e nacionalidades, músicas Populares, quadros e esculturas de diversos artitas - que são apresentados com Data show.

Justificativas

Através de uma pesquisa, foram mapeadas as áreas do bairro menos favorecidas pela difusão cultural e chegou - se a conclusão que se deve atender primeiro a Cidade Tiradentes, sendo o seguimento dado a Guaianases e Ljeado. As comunidades contempladas serão beneficiadas com a apresentação do espetáculo que ocorrerá em locais fechados, indicados pelas próprias comunidades, como quadras de esportes, escolas ou similares.
Em linhas gerais, o objetivo principal do projeto é favorecer aos excluídos, oportunidade única de integração e participação total, através de um mergulho no ambiente das artes cênicas, visuais e manifestações culturais.

Elisabeth Lorena Alves
Ainda Jovem aprendiz Social
Projeto Jovem Aprendiz Social – JAS

Justificativa

Apercebendo –se dos problemas financeiros das famílias que associaram-se a diversas entidades e Programas Sociais em Guaianases e algumas regiões, As Associações ACOFRAPI, Mãos Amigas, Projeto Vida no Vale e ACESP CIC, criaram o Programa Jovem Aprendiz Social, que trás,através de parceria com empresas diversas trabalho para adolescentes e uma renda auxiliar.

Pessoas Alcançadas

O Projeto atende adolescentes, na faixa etária de 13 a 18 anos, estudantes, que se ocupam nos horários intra – escolares no espaço situado à Rua Arara Una, 94, sede da ACESP CIC.
Temos cadastrados 100 jovens.

Entidades Participantes

- ACOFRAPI - Associação Comunitária Francisco Pinheiro
- ACL - Associação Comunitária do Lajeado Mãos Amigas
- ACESP CIC Vida no Vale
- Projeto Vida no Vale
- Associação dos Moradores do Jardim Marilene, São Carlos e Bairros Adjacentes da Região de Guaianases

Espaço

Este trabalho é desenvolvido no espaço da ACESP CIC, que coordena o Projeto através de sua Presidente, a senhora Elisabeth Alves do Nascimento, - que é também secretária da ACOFRAPI. - na Rua Arara Una 94, em Jardim Lajeado.

Monitores

José Lídio Gomes
Jéferson Nicolau dos Santos
Maria das Neves Nicolau dos Santos
Joel Alexandrino
Fernanda Pereira

Nenhum comentário: