O que é
um Seminário
Papo de Professor e Aluno
- Introdução
Bem,
inicio este texto, já lembrando aos alunos do CIJ – Centro Inter Escolar da
Juventude - que esta não é uma prática
comum nas maiorias de nossas Aulas. Usamos apenas em Disciplinas cujo o desempenho
profissional utilize de fato o trabalho em Equipe (Publicidade e Marketing) e,
nas aulas de Cidadania, quando solicitado pelo Conselho Pedagógico desta
Instituição.
Seminário
– que origina-se do Latim Sêmen = semente, é a oportunidade de criação que um
professor ou aluno tem para disseminar sua posição frente o Tema a ser
DISCUTIDO. Facilmente relacionável a ideia de nova vida através da fertilização
de novas ideias.
- Desenvolvimento
§ O que é um Seminário em seu
conceito principal?
No
Dicionário de Antônio Houaiss, a palavra Seminário aparece como um substantivo
masculino e, o significado que nos interessa está localizado do item 5 ao 7,
vejamos: 5 - congresso científico ou cultural, com
exposição seguida de debate; 6 - grupo de
estudos em que os estudantes pesquisam e discutem tema específico, e 7 -
aula dada por um grupo de alunos em que há debate acerca da matéria exposta por
cada um dos participantes.
§ O que se apresenta em um
Seminário?
A turma
ou grupo expõe o tema que pesquisou, logo após segue-se o debate e a discussão
do conteúdo apresentado.
§ Como se faz a análise de
apreensão de conteúdo pela Assistência – alunos ou professores chamados para
assistir a apresentação do Trabalho?
Pode-se
fazer uma Atividade Didática que crie as
condições para a sua discussão. Se isto não acontece, não é um Seminário, pois
não existe interação de quem está assistindo a apresentação. Um seminário não é
uma aula expositiva, é uma Atividade Intuitiva.
Claro que
um seminário pode ter formas diversas, porém
o objetivo é um só: leitura, análise e interpretação de textos dados sobre
apresentação de fenômenos. Mesmo que seja um Seminário da Área de Exatas, deve
existir esta Leitura e interpretação do Texto, mesmo sendo este elaborado
apenas com gráficos e números. É através do Seminário que a Assistência tem a
visão geral de tudo o que lhe é proposto como Matéria de Estudo, afinal é
través deste meio também que podem ter uma experiência com dados fatuais que
amplie os horizontes.
O que é
bom entender sobre esta espécie de apresentação de Trabalho, é que quando um
grupo que se propõe a desenvolver um seminário precisa entender passos deve
seguir e eles são específico:
·
estabelecer
o tema;
·
compreender
e explicitar o tema ou problema proposto;
·
elaborar
de um plano de investigação específica;
·
realizar
pesquisas;
·
determinar
um problema a ser trabalhado;
·
definir a
origem do problema e da hipótese;
·
definir
fontes bibliográficas, observando alguns critérios;
·
documentação
e crítica bibliográficas;
·
elaborar
de um texto e roteiro didático e interpretativo.
O grupo
deve fazer:
ü expor o assunto. Meios possíveis:
exposição oral, quadro-negro, slides, cartazes, filmes etc. Isto para a
apresentação da visão global do assunto, mas o aprofundar-se no tema em estudo
deve ser feito em sala. A maioria dos professores e entre eles eu, não suportam
Seminários onde os participantes ficam parados na Plataforma, sem nada fazer
enquanto uma Máquina reproduz sua fala ou a fala de outros. Até por que quando
se usa este meio, tem-se 2 resultados negativos: A classe não participa, pois
as dúvidas somem entre uma tomada e outro de algo interminável, ou em segunda
hipótese, as interferências se fazem no momento, o que pega o grupo
desprevenido.
ü Trazer as referências e contexto,
referenciando a personalidade cultural, filosófica e histórica do autor. Isto é
o que embasa um bom trabalho
ü Apresentar os principais
conceitos, ideias e doutrinas e os momentos lógicos essenciais do texto ,
podendo para isto usar outras referências que não a dada pelo professor. Aqui digo que em minha sala isto conta
pontos, principalmente quando as fontes pesquisadas ampliam e facilitam a
interpretação de um tema.
ü Algo essencial ao estudo e a
execução de um bom Seminário, é apresentar os problemas sugeridos pelo texto e
apresentar soluções específicas ao assunto em discussão;
ü Apresentar Bibliografia
especializada e, tendo tempo, durante a exposição do trabalho comentar.
ü Apresentar as conclusões a que o grupo
chegou com o estudo. É aí que um professor avalia a Harmonia. Apresentação esta
que pode ser feita por qualquer um dos membros do grupo, mas que existindo um
membro específico facilita a exposição, pois com certeza será escolhido o que
melhor entendeu o conteúdo exposto.
Há algo inegociável em um Seminário, a sequência do Roteiro, que ;e assim determinado, enquanto Método Pedagógico:
Ø Introdução ao tema;
Ø Desenvolvimento; e
Ø Conclusão
Quando a
atividade é sugerida como Matéria de Avaliação – o que particularmente não faço
e nem a maioria dos Professores desta Unidade de Educação – os alunos devem
viabilizar um Roteiro de Estudo para os demais, usando para isto dados claros e
objetivos, facilitando a compreensão do texto.
- Conclusão
De forma
geral, ao analisarmos que um Seminário é sim uma Aula, fica fácil expor e
repetir que trata-se desta atividade não apenas Expositiva, mas essencialmente
Intuitiva. Um Seminário precisa gerar nos que o assistem o desejo de
conhecer mais o assunto trabalhado.
Professora
Elisabeth Lorena Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário